Viva Express
Estudos
A importância da nutrição para o atleta do judô
 
A prática regular de atividade física promove muitos benefícios para o organismo. Dentre eles podemos citar: redução de gordura corporal, aumento de massa magra, aumento do metabolismo, redução do risco de doenças cardíacas, melhora do condicionamento, melhor equilíbrio, aumento da força, etc.
O praticante de atividade física, por si só é mais preocupado com sua alimentação. Alguns, mesmo sem orientação, consomem uma quantidade extra de calorias para suprir a demanda energética do exercício. Mas há situações onde pode acontecer o contrário.
O Judô classifica os atletas através de categorias de peso e idade, e é comum alguns atletas utilizarem-se de dietas restritivas, redução do consumo de líquidos, utilização de laxantes ou diuréticos, sauna e até mesmo sacos plásticos por baixo do Kimono com o objetivo de reduzir o peso corporal para obter vantagem em uma categoria inferior na competição.
Essas condutas acabam debilitando o atleta, trazendo riscos à sua saúde, aumentando as chances de aparecimento de doenças e reduzem o desempenho, mesmo em indivíduos treinados. No caso de crianças e adolescentes, esses procedimentos podem ser prejudiciais ao crescimento.
As reduções repentinas do peso corpóreo promovem principalmente a perda de líquidos podendo levar a um problema muito sério, a desidratação.
Há alguns estudos que avaliam a prevalência de distúrbios alimentares como a Bulimia e Anorexia nessa população. Também não é raro encontrarmos ex-atletas com obesidade, após uma carreira inteira de dietas rigorosas.
Todo Judoca, competitivo ou não, precisa de níveis adequados de calorias, nutrientes e líquidos para atingir a performance máxima. O papel do Nutricionista é avaliar o estado e as necessidades nutricionais desse atleta e prescrever um plano alimentar para manutenção de uma boa saúde, peso e composição corporal adequada.
                                                                                                                                                                           Por Filipe Terada
                                                                                                                                                                  
                                                                                                                                                                                  
 
 
 
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Setembro 2017
videos
 
   
   
Kreative
Criação de sites personalizados